QUAIS SÃO AS SUAS CAUSAS DE DISTÚRBIOS DO SONO

Distúrbio do sono
Adicionar legenda
O sono é um processo fundamental para o correto funcionamento do corpo. É durante o sono que acontece a recuperação do organismo depois de um dia cheio de tarefas, a termorregulação, que é o controle da temperatura corporal, a consolidação do aprendizado e da memória e, principalmente o repouso, muito importante para a síntese de diversos hormônios, como a grelina e leptina, que controlam a fome e saciedade.
O momento do sono é essencial para a manutenção da saúde, no entanto, algumas pessoas passam a noite sem sono e não sabem como dormir melhor. Este tipo de problema pode ser causado pelos distúrbios do sono.

O QUE É DISTÚRBIO DO SONO?

distúrbio do sono ocorre quando há dificuldades durante o sono, prejudicando a sua qualidade e trazendo prejuízos à saúde e ao bem-estar.
Apneia do sono: a apneia acontece pela obstrução das vias aéreas superiores no sono, que prejudica a oferta de oxigênio ao corpo, que reage despertando para poder respirar. A apneia é causada por diversos fatores, como: sexo masculino, histórico familiar, obstrução nasal, obesidade, distúrbios endócrinos, consumo de álcool, tabagismo e cansaço em excesso.
Insônia: muitas pessoas não sabem o que fazer para dormir e isso pode ser causado pela insônia, que é a dificuldade para dormir, manter ou sono ou despertar antes da hora. Assim como a apneia, insônia prejudica a qualidade de vida. São fatores para este mal: sexo feminino, trabalho em turnos, ansiedade, estresse, claridade no quarto, colchão inadequado e uso de medicamentos.
Narcolepsia: é um quadro de sonolência excessiva, que acontece durante o dia, resultando em cataplexia e alterações no sono REM.  Pode ser causada pela hereditariedade e está relacionada à deficiência de uma proteína do cérebro.
Síndrome das pernas inquietas: é a necessidade de movimentar as pernas, como forma de aliviar uma sensação desagradável nestes membros. Ocorre antes de dormir, a noite, prejudicando o início do sono e levando, até mesmo, a um quadro de insônia. Além disso, pode causar alterações no humor, estresse e fadiga mental.

COMO DORMIR RÁPIDO

Afinal, como conseguir dormir bem? O recomendado é tentar manter um rotina para dormir, sempre no mesmo horário, e em ambiente adequado (quarto escuro, sem ruídos e com colchão e travesseiros adequados). Além disso, se você apresenta algum distúrbio do sono, procure orientação de um médico.
Share on Google Plus

About Edvaldo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário