Seus pés livres de bolhas

Segundo a dermatologista Bianca Gastaldi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as bolhas são o acúmulo de líquido entre as camadas interna e externa da pele. Sensíveis e doloridas, elas surgem quando há excesso de atrito, causado principalmente pelo uso de calçados inadequados.

Como prevenção, a médica alerta: nunca use os sapatos novos por muitas horas consecutivas. “Calce-os dentro de casa, durante uns 30 minutos, por vários dias, até que estejam cômodos e macios”, sugere. E na hora da compra, opte por modelos confortáveis. Caminhe pela loja para testá-los e fique atenta ao tamanho - tanto os calçados largos quanto os apertados podem causar ferimentos.
 
Quem pratica esportes, como corrida e escalada, ou faz balé também pode sofrer com as terríveis bolhas. “Antes do treino, aplique vaselina sólida nos pés, para reduzir o atrito”, aconselha a dermatologista. E dê preferência às meias de algodão, que absorvem a transpiração, e àquelas com o mínimo de costuras possível, já que irregularidades no tecido podem machucar.

Para ficar livre das bolhas é necessário seguir uma rotina de cuidados: após o banho, enxugue direitinho e aplique um talco específico para a região, que absorve a umidade. E, em casa, sempre que possível, use chinelos ou fique descalço. “É importante também caprichar na hidratação dos pés”, ressalta a médica. Por isso, o hidratante Dove é uma excelente escolha. Ele mantém a pele hidratada, macia e mais resistente às agressões.

Mas se você já está sofrendo com esses ferimentos, proteja a área com um curativo e use apenas calçados confortáveis. “Jamais estoure a bolha. Caso ela se rompa, lave a área duas vezes ao dia com um sabonete antibacteriano, para evitar infecções”, alerta Bianca. E se não melhorar, procure a orientação de um médico.
 
Share on Google Plus

About DizComoFaz

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário