Decoração com relógios

De ponteiros ou digitais, os relógios de parede estão na moda e acrescentam um toque de charme à decoração da sua casa. “Seja qual for o estilo - moderno, sofisticado ou retro - há um modelo lindo, perfeito para dar mais personalidade ao ambiente”, comenta o arquiteto e decorador Gustavo Curcio.

Há opções para todos os gostos: retangulares, redondos, octogonais, nos mais variados materiais e cores. Os relógios mecânicos – de pêndulo, de corda ou o famoso cuco – podem ser herança de família ou uma aquisição de antiquários ou relojoarias especializadas. De qualquer forma, eles sempre dão uma pitada de sofisticação e elegância. Mas se você prefere os relógios modernos, opte pelos digitais. Há modelos incríveis, como os adesivos de parede, criativos e originais. Mas seja qual for a sua escolha, antes da compra de seu relógio, verifique a marca, o modelo e o fabricante, para ter a certeza de que você está adquirindo um produto de qualidade.

Para que os relógios sejam realmente úteis, é importante saber onde fixá-los. No escritório ou na cozinha, devem estar localizados em um local que permita a visualização, de qualquer lugar do cômodo. “No escritório, deve estar à vista quando o usuário estiver sentado na cadeira de trabalho”, lembra o decorador. Já no quarto, os relógios de parede não são recomendados, pois dificultam o relaxamento. A solução, neste caso, é optar por um modelo de mesa e deixá-lo sobre o criado-mudo.

 

Se você gostou da ideia, mas fica em dúvida ao escolher o modelo ou decidir em qual parede ficará bem, saiba que existem algumas regrinhas básicas para um bom resultado. “É importante considerar a proporção - o tamanho do relógio deve ser condizente com as dimensões do cômodo –, assim como as cores e os materiais. Verifique se o tom da moldura e do fundo combina com as paredes e os móveis. O ideal é investir em contrastes, aplicando relógios claros sobre paredes escuras, já que a ideia é que ele seja o elemento de destaque na decoração. Na cozinha, por sua vez, é importante optar por modelos bem vedados, com vidro, e evitar aqueles que apresentam ponteiros expostos. O acúmulo de gordura, além de feio, pode impedir o funcionamento do mecanismo”, ensina Gustavo.

Para quem quer investir nos relógios como elemento decorativo, Gustavo dá algumas sugestões: “Uma das últimas tendências é fixar modelos variados em uma mesma parede, fazendo uma espécie de mosaico. Se quiser, você pode até intercalá-los com quadros. Já para as paredes grandes, ou halls de entrada, acho interessante instalar três ou quatro relógios iguais, lado a lado, e identificá-los com plaquinhas de cidades famosas, como Nova York, Paris e Tóquio, da mesma forma que se faz nas recepções de hotel. Se quiser, você pode montar o seu próprio relógio. Basta comprar o maquinário (você encontra várias opções em lojas de importados) e instalar em um lindo prato”.

*Fotos: Tok Stok
Share on Google Plus

About DizComoFaz

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário