Uma alimentação diária perfeita: dicas para a noite

Uma alimentação diária perfeita: dicas para a noite
Abaixo mais algumas recomendações dadas por Rita Goulart – docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e especialista em Nutrição pediátrica – e que podem ajudar nesse “dia de alimentação perfeita”. Lembrando que um “dia perfeito”, quando se fala de alimentação, não é sinônimo de comer a mesma coisa sempre. Use essas dicas para fazer combinações que pareçam apetitosas para você.
19h30: jantar
Comece sua refeição com uma sopa.  Estudos dizem que pessoas que começam com um bom caldo quente comem menos no final da refeição. Uma boa opção é um minestrone, um missoshiro ou um gazpacho: têm pouquíssima gordura.
E para o prato principal, um bom salmão grelhado – rico em proteína e ômega-3 – acompanhado de vegetais no vapor, ou uma porção de espinafre e arroz integral.
Outra opção de carne é um frango empanado em aveia – isso adiciona uma boa quantidade de fibras ao prato.
Contas calóricas: o ideal é ficar entre 400 e 500 calorias.
21h30: sobremesa
Espere uma hora após o jantar antes de comer algo para finalizar o dia. Você não precisa seguir à risca a equação fibra e proteína, mas também nunca é ideal comer calorias “vazias”. Algumas boas opções para a refeição de fim de dia: morangos com, no máximo, 1 colher de calda de chocolate; fatias de maçã com mel e mesmo – se estiver calor – água de coco. Simples, não?
O complicado é não deixar passar de 100 calorias.

Entre 22h30 e 23h: hora de ir pra cama
Tenha em mente sempre dormir entre 7 e 8 horas por dia. Menos que isso você pode estar abrindo brechas para problemas de saúde se instaurarem, incluindo ganho de peso, diabete, pressão alta e outras doenças. O cérebro também só produz determinadas substâncias durante o sono profundo noturno, especialmente entre das 22h às 6h. Menos que isso você pode se sentir cansado, menos atento e se o problema se prolongar, isso pode se traduzir em problemas piores (inclua aí o consumo alimentar desregulado).
Mas antes de dormir, tome um copo de água, para complementar sua necessidade diária. Tome um banho quente e faça uma breve meditação ou leia um bom livro (nada de coisas de trabalho).

Isso aí, até o dia seguinte.
Share on Google Plus

About DizComoFaz

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário