Amenizar as alterações provocadas na pele durante a gravidez


Não é preciso esperar até o fim da gestação para tratar a pele: alterações provocadas pela gravidez podem ser amenizadas com cuidados simples. A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Cyntia Coot, e a professora dos cursos de Tecnologia de Cosméticos e Farmacotécina da PUCPR, Angela Bonjorno Arantes, separaram umas dicas de como amenizar essas mudanças. Confira:
Acne
Devido às alterações hormonais comuns à gravidez, rosto, ombros, costas e couro cabeludo ficam mais oleosos, podendo surgir cravos, espinhas e caspa seborreica. Lave a pele com sabonete adstringente e considere tratamentos à base de ácido azelaico – seguro para gestantes e lactantes.

Manchas
Podem surgir em diferentes regiões do rosto (testa, bochecha, buço e queixo). Recomenda-se o uso diário de protetor solar (com FPS acima de 30) e clareadores à base de ácido azelaico.
Hiperpigmentação
É normal o escurecimento de mamilos, axilas e da região próxima ao umbigo (conhecida como línea nigra). Isso se deve a alterações hormonais, que estimulam a produção de melanina. Relaxe: as regiões clareiam naturalmente cerca de três a quatro meses após o parto.
Estrias
Ocorrem devido ao rompimento dos fibroblastos (fibras da derme), causado pela distensão da pele e ganho de peso. Use sabonetes suaves (infantis, por exemplo), evitando os de pH muito alto, tome banhos rápidos e com água morna. Hidrate a pele com produtos ricos em gorduras vegetais (à base de óleo de semente de uvas, de girassol, de amêndoa, de linhaça ou manteiga de karité, por exemplo), proteínas (colágeno, elastina, ácido hialurônico), aminoácidos, D-pantenol, glicerina, extrato de babosa (aloe vera), vitamina E e C.
Coceira
Surge associada ao ressecamento da pele, ao aumento da sensibilidade ou à alteração na imunidade (é comum surgirem alergias ao elástico das roupas, a bijuterias, tecidos, cosméticos). Pode estar associada também às estrias. Aplique produtos suaves, com propriedades hidratantes e calmantes para a pele (à base de calêndula e camomila).
Pernas
Varicoses, varizes e inchaço podem surgir devido ao aumento do número de vasos sanguíneos, do volume de sangue, da vasodilatação e do peso do útero sobre as veias abdominais. Tome bastante água, estimule a circulação e altere posições (em pé e sentada).
Edema e celulite
Aumento de peso e retenção de água são normais na gravidez e levam ao surgimento ou agravamento da celulite. Mantenha uma alimentação balanceada e consulte seu médico sobre procedimentos de drenagem linfática.
Cabelos e pelos
Crescem mais rápido, e muitas vezes aumentam de quantidade e na espessura dos fios. Tudo volta ao normal após o parto.


fonte: revistadonna
Share on Google Plus

About DizComoFaz

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário